Origem: Portugal. Cão de caça, vigia e companhia.
Classificação F.C.I.: Grupo 5, Spitz e tipo primitivo.
Secção 7 Tipo primitivo, cães de caça.
Sem prova de trabalho.
História
Cão do tipo primitivo, tem a sua origem provável nos antigos cães trazidos pelos Fenícios e Romanos para a Península Ibérica na antiguidade clássica, sofrendo posterior influência com a introdução de efectivos caninos que acompanharam os mouros nas invasões no séc.VIII. Adapta-se ao território e clima nacionais, originando o que é hoje o podengo português. Evoluiu morfologicamente ao longo dos séculos, em razão da funcionalidade, tendo sido seleccionada a variedade pequena, a partir do séc. XV, como cão rateiro nas caravelas dos descobrimentos.
Características
Cabeça piramidal quadrangular, com orelhas erectas, cauda em foice, bem proporcionado, com bom esqueleto e bem musculado; dotado de muita vivacidade e inteligência; sóbrio e rústico. Possui três tamanhos, nas variedades de pêlo Liso e Cerdoso. Altura e peso:
Altura ao garrote: De 20 a 30 cm nos Pequenos
De 40 a 55 cm, nos Médios
De 55 a 70 cm, nos Grandes
Peso: De 4 a 6 Kg, nos Pequenos
De 16 a 20 Kg, nos Médios
De 20 a 30 Kg, nos Grandes
Podengo Médio e Grande – No Médio é aproveitada a natural vocação como cão de caça ao coelho, caçando em matilha ou isoladamente, sendo, também, conhecido por coelheiro; o Grande é utilizado para a caça maior. Podengo Pequeno – É utilizado para procurar o coelho nas covas e entre as rochas. Em todas as variedades é também cão de vigia e de companhia.
Fonte: http://www.cpc.pt/
Veja também: http://clubedopodengoportugues.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário