Primeiros Ensinamentos do Cachorro




As primeiras influências:

O período que vai do nascimento aos 3 meses é muito importante porque é nessa altura que o cachorro aprende sobre si mesmo, os seus irmãos de ninhada e sobre o que o rodeia.


  • Dê-lhe a conhecer gente: Certifique-se de que o seu cachorro conhece o maior número de pessoas possível. Quando tiver amigos em casa peça para que se baixem e o cumprimentem, ajudando a conter a sua tendência para pular. Aconselhe-os a não o olharem muito para que não haja uma reacção de excitação. Recompense a calma do cachorro com uma guloseima (há à venda, por exemplo biscoitos próprios para cão, não lhe ofereça doces pois são prejudiciais. Pode compensá-lo também com um osso de pele para roer ou com o seu brinquedo preferido).


  • Contacto com outros animais: Sempre que fôr possível, apresente o seu cachorro a outras espécies que encontre no dia-a-dia, preferivelmente antes das 12 semanas. Depois dessa idade é necessário redobrar os cuidados para que nem o seu instinto predador inato, nem o seu medo de animais desconhecidos sejam estimulados. Acompanhe sempre esses encontros.


  • Encontros com outros cães: Com a permissão do seu veterinário ou do clube de canicultura local pode organizar ou participar em encontros entre cachorros, assim o seu aprenderá a lidar com os ouros e com pessoas desconhecidas. Cada vez que o seu cão estiver com outros convém que ambos estejam convenientemente vacinados. Evite passeá-lo em locais públicos e o contacto com outros animais enquanto ele não tiver as primeiras vacinas.


  • Brincadeiras: Dedique parte do seu tempo diário proporcionando ao seu cachorro, em casa, actividade física e mental que o estimule. As brincadeiras reforçam o elo entre si e o seu cão, bem como ajudam a reforçar a obediência básica. Quando ele obedece a uma ordem, recompense-o imediatamente com uma festa ou palavras encorajantes.

  • Desaconselhe maus hábitos: Incentive os bons hábitos com recompensas. (pode ser uma guloseima apropriada, festas ou palavras que o motivem, mas não exagere para que ele não fique demasiado excitado nem aprenda a manha de só obedecer para ter a recompensa. Mais tarde vá reduzindo gradualmente as recompensas, assim ele vai obedecer só com as suas palavras.) Repreenda o seu cão na altura certa, isto é, só quando o vir a desobedecer e nesse mesmo momento. Mostar ira passado algum tempo só o vai confundir porque já não vai perceber o motivo por que se zangou com ele. Nunca recorra ao castigo físico para o punir. Porquê? Porque além de o magoar, vai fazer com que ele ganhe medo e não confie no seu dono. A violência causa insegurança no cão, e este vai ter um comportamento medíocre ou de revolta. Mostre segurança nas suas palavras e no tom com que as diz para o repreender. Não grite, só o vai excitar. Pode, se fôr necessário, recorrer ao esguicho de um borrifador ou pistola de água para que ele associe o mau hábito a essa desagradável experiência de ser borrifado com água.

  • Medos e fobias: Supervisione as actividades do seu cachorro para evitar situações assustadoras. Se os seus medos não forem ultrapassados em tenra idade podem evoluir para fobias. O cachorro que tenha sido mordido por outro cão pode ficar com uma fobia canina, ou seja, medo de outros cães.


  • 1 comentário: