Cão da Serra de Aires


Cão de pastor para condução e vigilância de rebanhos, com origem na Serra de Aires, Portugal.
Classificação F.C.I.: Grupo 1 Cães de pastor e cães boieiros
(excepto boieiros suíços).

História

Cão de gado originário do Alentejo, utilizado na condução e guarda de rebanhos de ovelhas e cabras, de varas, de manadas e piaras.
Perfeitamente adaptado à grande amplitude térmica desta região, de grande resistência para percorrer as longas distancias na condução do gado pela planície Alentejana. Austero, rústico, habituado a uma parca refeição, que lhe é suficiente para desempenhar cabalmente as suas funções.
Distingue-se pela forma hábil como conduz e mantém o gado nas pastagens e como busca os animais tresmalhados. Vigilante permanente sinaliza com sucesso a proximidade de predadores. De uma dedicação extrema ao pastor e ao trabalho que executa com alegria e prazer.
Tem atitudes e aparências simiescas, pelo que no seu solar, o conhecem por “ cão macaco”.

Características

Cão de corpulência média, sublongilíneo, dotado de rusticidade e sobriedade apreciáveis, extremamente ágil e rápido, com movimentos amplos e suspensos, de pêlo longo e textura cáprea, sem sub-pêlo. A altura dos machos é de 45-55cm, das fêmeas 42-52 cm, o peso varia entre os 17 e 27 kg.
Relativamente ao seu carácter, o Serra de Aires é excepcionalmente inteligente e muito vivo. De uma dedicação extrema ao pastor e aos gados que vigia, é esquivo para os estranhos e vigilante de noite. É hoje também um excelente cão de companhia, de desportos caninos e guarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário