Desmantelamento de canil ilegal e recolha de canídeos para adopção.

Há já algum tempo que a Câmara Municipal de Loures acompanhava a grave situação que envolvia a detenção de um grande número de canídeos, que se encontravam em precárias condições hígio-sanitárias e de bem-estar animal, no concelho, mais concretamente no Casal da Moura.

Ricardo Lima, primeiro enquanto Munícipe do Concelho de Loures, e agora dentro das responsabilidades afectas ao Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Loures enquanto vereador do Pelouro do Ambiente, afirma pretender dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Município de Loures e demais entidades, no sentido de levar esta situação a bom termo.

O seu desfecho ocorreu agora, na sequência do decretamento do procedimento cautelar, emitido pelo Tribunal da Comarca de Loures. De imediato foram agregados os esforços e meios necessários à regularização da situação. O terreno em causa já se encontra limpo do amontoado de ossos e outros resíduos que por ali proliferavam, e os canídeos foram recolhidos e se encontram à guarda do Centro Veterinário Municipal de Loures. A Câmara Municipal de Loures agradece a ajuda dos Centros Veterinários Municipais de Lisboa, Vila Franca de Xira, Odivelas, e Amadora, no acolhimento e transporte de alguns dos canídeos, uma vez que as instalações afectas ao Município de Loures não eram suficientes, para alojar a totalidade dos canídeos recolhidos.

Fica assegurado que vão ser empreendidos todos os esforços, para que todos os cães recolhidos tenham a oportunidade de vir a ser adoptados por quem prove ter condições de lhes proporcionar um bem-estar e saúde condignos. Fica aqui o apelo a todos aqueles que se preocupam, para a necessidade de um esforço conjunto e transversal, para encontrar novos donos para estes animais.

Estão de parabéns o Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Loures, e em especial o Gabinete Médico Veterinário, pela abnegação com que diligenciou uma regularização, que já há muito se impunha. É de salientar ainda a ajuda o Centro de Saúde de Loures e da Polícia de Segurança Pública de Loures, sem os quais, muito dificilmente a situação teria sido regularizada, com o nível de lisura e eficácia que se pôde verificar.

Os cães podem ser visitados no Centro Veterinário Municipal de Loures, e as suas fotografias encontram-se disponíveis online, no site da Câmara Municipal de Loures.


Fonte: ANVETEM

Sem comentários:

Enviar um comentário