Mirandela vai abater a tiro 200 cães selvagens.

Esta é a notícia que está a chocar e revoltar os defensores dos animais. A Associação Animal e o Partido Pelos Animais e Pela Natureza já se fizeram pronunciar e pedem para que todos se oponham e protestem.

'A operação foi determinada pela Direcção Geral de Veterinária (DGV) para resolver "um problema de saúde e segurança públicas que se arrasta há anos nesta zona", segundo disse hoje à Lusa o vereador do ambiente da Câmara de Mirandela, António Branco.
O alimento que encontram no aterro que recebe o lixo de todo o Nordeste Transmontano terá originado esta matilha que se foi reproduzindo de forma incontrolável apesar da proximidade do canil intermunicipal da Terra Quente.
"Ninguém os consegue apanhar", afirmou o vereador do município que tutela o canil e o aterro e que já contabilizou 200 animais nesta matilha.
O número é já quase o triplo da lotação do canil e obrigou a pedir a intervenção da DGV perante os relatos de "vários ataques a agricultores que já têm medo" de ir tratar as terras naquela zona.
Segundo António Branco, a matilha tem também "aterrorizado" os funcionários do aterro que muitas vezes á noite não conseguem sair e descarregar os carros do lixo devido ao número de animais que os cercam.
A situação "transformou-se num problema", segundo disse, e há já dois anos que a autarquia tem oficiado a DGV para ajudar a encontrar uma solução.
A solução surgiu agora com uma operação de captura que vai prolongar-se no tempo e tem já duas datas marcadas, para dias 5 e 19 de Dezembro, estando a ser divulgada na zona através de editais.
A operação envolve a DGV, município e a Associação de Caça de Frechas, a sede da freguesia que integra a aldeia do Cachão.
António Branco explicou que, devido à dificuldade para capturar estes animais, a operação contempla também o abate a tiro nas situações que exigirem este recurso, pelo que estará também presente o veterinário municipal.
Os cadáveres serão recolhidos e incinerados.
O vereador prevê que esta acção necessite de "várias intervenções ao longo do tempo" já que não é expectável que se consiga capturar um grande número de animais num só dia.
"Se já na cidade e nas localidades a captura é complicada, imagine-se animais selvagens no monte", referiu.'
Com Lusa

O PAN pede às autoridades envolvidas que cancelem desde já a intervenção prevista e actuem de forma correcta, ética e científica na resolução do problema, apelando também a todas as associações de protecção animal que se unam nesta causa e não permitam que estes animais sejam massacrados. Veja o seu comunicado aqui.

Seja signatário da Petição que está a decorrer online Em defesa dos cães de Cachão.Contra o extermínio como solução.


Lista de endreços electrónicos para os quais pode enviar o seu e-mail de indignação:
geral@cm-mirandela.pt
presidencia@cm-mirandela.pt
antonio.branco@cm-mirandela.pt
dirgeral@dgv.min-agricultura.pt
ecretariado.direccao@dgv.min-agricultura.pt
gabministra@mamaot.gov.pt
gab.seaot@mamaot.gov.pt
belem@presidencia.pt
gp_ps@ps.parlamento.pt
gp_psd@psd.parlamento.pt
gp_pp@pp.parlamento.pt
bloco.esquerda@be.parlamento.pt
gp_pcp@pcp.parlamento.pt
PEV.correio@pev.parlamento.pt

2 comentários:

  1. Ao menos que façam alheiras, sempre aproveitam alguma coisa.

    ResponderEliminar
  2. se esses defensores dos animais levassem cada um 5 caes e 5 gatos para casa tínhamos o problema resolvido, como não cagam nem os importunam á porta e á falta de outra coisa para fazerem criticam quem a custo tem que tomar decisões desta natureza.

    ResponderEliminar