Notícias: Teresa Guilherme oferece automóvel à União Zoófila.


Uma das grandes lacunas da União Zoófila era a inexistência de viatura própria para a recolha de donativos e/ou deslocação de animais para tratamento veterinário no exterior das instalações.
Este mês esta associação foi surpreendida com a oferta por parte da Teresa Guilherme de um automóvel em 2ª mão que tanto jeito vai fazer. A Teresa promoveu a nível pessoal uma acção de angariação de donativos junto de figuras públicas e amigos a favor da UZ e conseguiu esta grande ajuda.
A União Zoófila vai agora actualizar a documentação e contratar um seguro para começar a usufruir desta oferta o quanto antes! Os seus membros agradecem à Teresa e a todos os que a apoiaram.


Salve uma vida. Adopte um cão e ganhe um amigo.




Eventos

5 e 6 Dez. - Campanha de adopção no centro de Braga, claustros da Rua do Castelo, das 10h às 18h, pela ABRA.




12 e 13 Dez. - Jantar de Natal e Bazar pelos Animais de Rua, no Centro ILGA Portugal, em Lisboa. Campanha de adopção e recolha alimentar pela A.A.A. Almada, no Jumbo Almada Fórum.



Clique nos anúncios para mais informação.


História: O Menino e o Cachorrinho

Um menino entra na lojinha de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda.
- Entre 30 e 50 dólares, respondeu o dono. O menino puxou uns trocados do bolso e disse:- Mas, eu só tenho 3 dólares... Poderia ver os filhotes?
O dono da loja sorriu e chamou Lady, a mãe dos cachorrinhos, que veio a correr, seguida de 5 bolinhas de pêlo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, com dificuldade, mancando de forma visível. O menino apontou para aquele cachorrinho e perguntou:
- O que é que ele tem?
O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril e andaria devagar para sempre.
O menino animou-se e disse com enorme alegria no olhar:
- Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!
O dono da loja respondeu:
- Não, tu não vais querer comprar esse. Se quiseres realmente ficar com ele, eu dou-te de presente.
O menino emudeceu e, com os olhos marejados de lágrimas, olhou firme para o dono da loja e falou:
- Eu não quero que o senhor me o dê. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade, eu dou-lhe 3 dólares agora e 50 cêntimos por mês, até completar o preço total.
Surpreso, o dono da loja contestou:
- Tu não podes querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar contigo e com os outros cachorrinhos.
O menino ficou muito sério, acocorou-se e levantou lentamente a perna esquerda da calça, deixando à mostra a prótese que usava para andar... Olhou bem para o dono da loja e respondeu:
- Veja... não tenho uma perna... eu não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.
Por vezes desprezamos as pessoas com quem convivemos todos os dias, por causa dos seus “defeitos”, quando na verdade somos tão iguais ou piores do que elas. Desconsideramos que essas mesmas pessoas precisam apenas de alguém que as compreenda e as ame, não pelo que elas poderiam fazer, mas pelo que realmente são...

http://www.sosanimal.com/

Antes e Depois.

Depois de tratados com a atenção, dignidade e o respeito que merecem, estes animais transformam-se.

Faça um cão feliz. Consulte os links que se encontram à direita desta página. Existem várias formas de ajudar um animal:

Dê um donativo; Compre artigos nas lojinhas das associações; Adopte ou seja F. A. T. (família de acolhimento temporário); Participe em campanhas; Visite canis municipais e salve vidas; Divulgue; Seja sócio ou voluntário de uma associação de defesa dos animais; Apadrinhe ou Amadrinhe animais; APOIE ESTA CAUSA.

Faro canino ajuda no combate a parasitas na viticultura.


SABIA QUE um cão consegue detectar os odores mais imperceptíveis, em concentrações ínfimas, na ordem dos 1,6 por mil milhões? Esta constatação é dada por Rick Yount, treinador no centro canino ADI, em Santa Rosa, California. «A sua trufa funciona aqui como transmissor biológico. O desenvolvimento de um aparelho capaz de fazer o mesmo seria uma grande aposta.»

Kit, uma cadela Golden Retriever de 2 anos e Rick Yount são pioneiros nesta actividade que utiliza as capacidades olfactivas dos cães para detectar parasitas. A cadela passeia-se pelas fileiras da vinha, pára em frente a uma cepa, fareja e começa a ladrar para chamar a atenção do seu treinador. Este aproxima-se e coloca uma fita de cor no pé da videira que se destina a informar o gestor da exploração de que a cochonilha (Planococcus ficus) atacou a vinha.
As cochonilhas, cujo tamanho não ultrapassa os 3mm, causam prejuízos consideráveis, principalmente aos produtores de uvas de mesa. Com efeito a mercadoria afectada não pode ser exportada.

Há 4 anos, Bonnie Bergen, fundadora do ADI, debruçou-se sobre a possibilidade de aproveitar melhor as capacidades sensoriais dos cães treinados no seu instituto. Criado em 1975, o centro limitava-se até então ao treino de cães para assistirem pessoas com deficiência. Sara Lee Kunde foi a viticultora que lhe deu a ideia de utilizar os cães no combate à cochonilha.

Os cães habituam-se progressivamente ao odor característico do parasita, até ao ponto de detectarem os pés das videiras afectados, numa parcela. «A formação dos treinadores de cães é também importante», sublinha Rick Yount.

Fonte: Sulco 3,2009

Gostar & Cuidar, Episódio IV

Humor - Bud Light Bad Dog

Canil Municipal de Lisboa



Impressionado com a expressão de tristeza e de abandono destes animais?

Visite o Canil Municipal de Lisboa e faça um cão feliz.

Adopção - Cachorrinha no Estoril


Esta cachorrinha de 2 meses, meiga e brincalhona, procura uma família.
Encontra-se na UPPA, zona do Estoril.

Contactos:

Tlm.: 93 371 92 25

Eventos - Dia do Cão e Campanhas da Bianca.

Sábado, 28 de Novembro

  • Para promover e incentivar a adopção de animais do Canil Municipal e proporcionar-lhes adequadas condições de vida junto a um "novo dono", a Câmara Municipal de Torres Vedras criou o DIA DO CÃO.
    Depois do dia 28, esta iniciativa regressa no próximo ano.
Local: Praça da Liberdade (frente à PSP), Torres Vedras
Hora: Das 10:00h às 16:00h

  • No mesmo dia a Bianca vai realizar uma FEIRA DE ADOPÇÃO de gatinhos, no Modelo de Sesimbra. Os animais têm microchip de identificação e é necessário o preenchimento de um "Contrato de Adopção de Animal de Companhia".
Local: Modelo de Sesimbra-Carrasqueira na EN 378
Hora: Das 11:00h às 17:00h

  • CAMPANHA de adopção e recolha dos donativos - JUMBO NATUREZA Almada
    A Bianca vai realizar uma campanha de adopção animal e angariação de ração no Jumbo Natureza, junto ao Forum Almada.

Simão e Nisha - estão desaparecidos.


Actualização: Já foram encontrados! :)
O Simão e a Nisha desapareceram juntos na madrugada de 18 para 19 de Novembro em Garcia, Marinha Grande, zona de Leiria. Ele é um Samoiedo branco, meigo e brincalhão mas facilmente assustadiço, ela é uma Husky branca e cinza, também meiga e brincalhona. A Nisha tem um problema de saúde que faz com que fique cansada depressa. Precisa de CUIDADOS URGENTES.

Se os encontrar por favor contacte:

Tlm.: 91 433 00 13
Email: only_su@hotmail.com

Info: http://www.encontra-me.org/anuncio/7878
Info: http://www.encontra-me.org/anuncio/7879

Vet - Vacinação

Esta é, sem dúvida, a primeira barreira contra as doenças. Para manter o seu animal saudável é necessário tê-lo vacinado. É simples e pode poupar-lhe muitas visitas ao veterinário e até mesmo a vida do seu amigo.

A vacina tem um efeito preventivo que demora cerca de 12 dias a atingir um nível adequado e deve-se manter os animais isolados de outros até acabar a administração do reforço. Um cão não deve ser vacinado se estiver doente. Alguns animais podem ter reacções ao excipiente das vacinas, pelo que se notar inchaço ou dificuldade em respirar deve contactar imediatamente o veterinário.

Em Portugal a vacina contra a Raiva é obrigatória. Os cães devem estar vacinados correctamente, isto é, de forma sistemática e efectuada por profissionais credenciados, para validar a eficácia da vacina. A vacinação anual é essencial.

Dependendo da localidade onde mora, algumas infecções podem ser mais ou menos frequentes. O seu veterinário pode analisar os riscos nas suas circunstâncias e aconselhá-lo sobre o programa de vacinação.

Os cachorros precisam de tomar várias doses de vacinas. A primeira dose é a de preparação e a segunda é o chamado reforço. Ambas são necessárias para que a resposta seja mais eficaz e a imunidade se torne mais duradoura. O primeiro leque de vacinas que deve ser administrado é o que previne as seguintes doenças: Esgana, Hepatite, Leptospirose, Parvovirose, Tosse de Canil e Piroplasmose. Depois, normalmente aos seis meses, é administrada a primeira vacina contra a Raiva (anti-rábica). Só após a toma desta última, mais o registo electrónico do seu cão (colocação de chip) pode levar o boletim do seu amigo à Junta de Freguesia a que percence para efectuar o registo na base de dados e para que seja emitida uma licença anual.

Lembre-se de que não deve passear o seu cachorro em locais públicos ou onde possa ter estado outros animais antes das primeiras vacinas e respectivos reforços. Evite que o seu cão contacte outros que não estejam vacinados.

Primeiros Ensinamentos do Cachorro




As primeiras influências:

O período que vai do nascimento aos 3 meses é muito importante porque é nessa altura que o cachorro aprende sobre si mesmo, os seus irmãos de ninhada e sobre o que o rodeia.


  • Dê-lhe a conhecer gente: Certifique-se de que o seu cachorro conhece o maior número de pessoas possível. Quando tiver amigos em casa peça para que se baixem e o cumprimentem, ajudando a conter a sua tendência para pular. Aconselhe-os a não o olharem muito para que não haja uma reacção de excitação. Recompense a calma do cachorro com uma guloseima (há à venda, por exemplo biscoitos próprios para cão, não lhe ofereça doces pois são prejudiciais. Pode compensá-lo também com um osso de pele para roer ou com o seu brinquedo preferido).


  • Contacto com outros animais: Sempre que fôr possível, apresente o seu cachorro a outras espécies que encontre no dia-a-dia, preferivelmente antes das 12 semanas. Depois dessa idade é necessário redobrar os cuidados para que nem o seu instinto predador inato, nem o seu medo de animais desconhecidos sejam estimulados. Acompanhe sempre esses encontros.


  • Encontros com outros cães: Com a permissão do seu veterinário ou do clube de canicultura local pode organizar ou participar em encontros entre cachorros, assim o seu aprenderá a lidar com os ouros e com pessoas desconhecidas. Cada vez que o seu cão estiver com outros convém que ambos estejam convenientemente vacinados. Evite passeá-lo em locais públicos e o contacto com outros animais enquanto ele não tiver as primeiras vacinas.


  • Brincadeiras: Dedique parte do seu tempo diário proporcionando ao seu cachorro, em casa, actividade física e mental que o estimule. As brincadeiras reforçam o elo entre si e o seu cão, bem como ajudam a reforçar a obediência básica. Quando ele obedece a uma ordem, recompense-o imediatamente com uma festa ou palavras encorajantes.

  • Desaconselhe maus hábitos: Incentive os bons hábitos com recompensas. (pode ser uma guloseima apropriada, festas ou palavras que o motivem, mas não exagere para que ele não fique demasiado excitado nem aprenda a manha de só obedecer para ter a recompensa. Mais tarde vá reduzindo gradualmente as recompensas, assim ele vai obedecer só com as suas palavras.) Repreenda o seu cão na altura certa, isto é, só quando o vir a desobedecer e nesse mesmo momento. Mostar ira passado algum tempo só o vai confundir porque já não vai perceber o motivo por que se zangou com ele. Nunca recorra ao castigo físico para o punir. Porquê? Porque além de o magoar, vai fazer com que ele ganhe medo e não confie no seu dono. A violência causa insegurança no cão, e este vai ter um comportamento medíocre ou de revolta. Mostre segurança nas suas palavras e no tom com que as diz para o repreender. Não grite, só o vai excitar. Pode, se fôr necessário, recorrer ao esguicho de um borrifador ou pistola de água para que ele associe o mau hábito a essa desagradável experiência de ser borrifado com água.

  • Medos e fobias: Supervisione as actividades do seu cachorro para evitar situações assustadoras. Se os seus medos não forem ultrapassados em tenra idade podem evoluir para fobias. O cachorro que tenha sido mordido por outro cão pode ficar com uma fobia canina, ou seja, medo de outros cães.


  • Gostar & Cuidar, Episódio III

    Humor - Pub A Outra...

    Notícias: Inaugurou esta semana a loja online SOSAnimal Store


    No passado fim-de-semana realizou-se o 1º Bazar do SOS Animal, na Quinta da Piedade, em Póvoa de Santa Iria.

    A Revista do Cão recebeu, na segunda-feira, notícias frescas do Grupo de Socorro Animal de Portugal - a inauguração de uma loja online onde se pode comprar uma lembrança e ajudar a cuidar de um animal.

    A loja tem uma secção chamada Bazar do Usado feita de artigos doados. O valor realizado com as vendas reverte integralmente para ajudar o SOSAnimal na aquisição de produtos alimentares, cuidados de saúde e outros produtos para os animais.

    Como contribuir:
    Adquirindo um ou mais produtos na loja;
    Doando um ou mais produtos para venda na loja;
    Divulgando a loja pelos amigos e familiares acedendo a: http://loja.sosanimal.com/

    Para mais informações contacte:

    Adopção - Flash


    Este cãozinho engraçado é uma das últimas "aquisições" do abrigo da APA. É um animal ultra-carinhoso, parecido com um actor canino de filmes de Hollywood. Muito apreciado por todos, humanos e irmãos de raça. Procura-se família particularmente afável para este doce de menino.
    Idade: cerca de 3 anos
    Peso: 6 kgs
    Altura: 30 cm
    Comprimento: 45 cm


    Contactos:
    APA Torres Vedras
    Augusta Pereira - 91 890 58 45
    Elisabete Silva - 96 290 69 77
    Sede (abrigo): Outeiros Altos, Casas Novas, 2560-431 Silveira (zona de Torres Vedras)

    Eventos - APCA e SOS Animal


    Dia 22 de Novembro: Almoço anual da APCA cujas receitas revertem na totalidade para os cerca de 200 cães albergados no canil desta associação. Preço por pessoa: 30 euros. Haverá um agradável buffet de frios e quentes, bem como rifas e algumas surpresas que prometem bom convívio e muita conversa sobre cães, esses nossos grandes amigos.

    Inscrições até dia 20 através dos seguintes contactos:

    Tlf.: 934738758 – 214690075
    Local: Centro Cultural de Cascais.
    Horário: Pelas 13:00h.

    Dias 14 e 15 de Novembro: 1º Bazar SOSAnimal na Quinta da Piedade,Povoa de Sta. Iria.
    Local: Quinta Municipal da Piedade - Rua Padre Manuel Duarte - 2625 Povoa de Santa Iria

    Dias 21 e 22 de Novembro: Venda de Natal «Voltas à Casa» em ambos os dias e campanha de adopção de animais no primeiro dia.
    Local: Praça da Alegria, Baixa Lisboa.

    Dia 22 de Novembro: 53º SOS Animal - Alvito

    O SOS Animal vai ter animais do Canil Municipal de Lisboa e de diversas FAT’s para adopção e haverá uma recolha de donativos, nomeadamente:

    • Medicamentos diversos para animais;
    • Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc;
    • Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;
    • Utensilios e produtos de limpeza;
    • Rolos de papel de cozinha, Toalhetes humidos para bebé, pó de talco;
    • Alcool, betadine e outros desinfectantes;
    • Sacas de ração para Cão e Gato;

    Local: Parque do Alvito, em Monsanto, Lisboa. (autocarro Carris nº 24)

    Horário: Das 11:00h às 17:00h.

    (este evento pode ser adiado caso esteja muito mau tempo. Essa informação estará disponível aqui no dia do evento a partir das 9:00h se o evento for cancelado)

    Participe!

    Shara - está desaparecida.


    A Shara é uma cadela muito meiga e brincalhona. Desapareceu junto à igreja de Rio Tinto (Gondomar), na zona do Porto. Tem o pêlo curto e bege e é de porte médio/grande.
    Se alguém souber do seu paradeiro por favor contacte:


    Tlf.: 220 311 253
    Email:
    avemar@netcabo.pt
    Info:
    http://www.encontra-me.org/anuncio/7831

    Vet - Primeiros Socorros

    Fracturas e traumatismos musculo-esqueléticos

    Efectuar a lavagem de feridas abertas com água oxigenada ou iodopovidona, com seringa ou não, de forma a eliminar restos de detritos, evitando a contaminação; se existir fractura colocar tala de forma aligeirada, sem apertar demasiado, de forma apenas a evitar lesões; realizar penso com gaze embebida em anti-séptico + ligadura, ou outro tipo de tecido disponível no momento; não esquecer se existir hemorragia fazer penso de compressão, com o objectivo de a estancar.

    in Aristocão.Com

    Gostar & Cuidar, Episódio II

    Humor - Pub Bud Light Good Dog

    Robert Enke


    Guarda-redes internacional alemão ligado à defesa dos animais, morre aos 32 anos, vítima de uma depressão profunda que o levou a pôr termo à vida.


    Robert Enke, além de profissional de futebol, era uma pessoa que apoiava causas como a defesa dos direitos dos animais. Participou em diversas campanhas pela PETA, acolhia cães abandonados e tinha o sonho de construir um canil.

    "Ele tinha quase um canil em casa porque não resistia quando via um cão abandonado ou esfomeado e recolhia-o" - revelou Toni, para quem estes gestos eram expressão da sua extrema sensibilidade. (fonte: http://sic.sapo.pt/)

    Porque não pegar na ideia de Enke e prestar-lhe homenagem com a criação de uma associação de defesa dos direitos dos animais em/com o seu nome? Tenho a certeza de que muitos dos seus colegas poderiam angariar fundos para a criação da mesma. São imensos os animais que continuam abandonados e negligenciados no nosso país e não só, por isso, quanto mais iniciativas deste tipo houver, melhor. Fica aqui a sugestão.



    Notícias - Bianca precisa de Voluntariado



    A Bianca, sita na zona de Sesimbra, está a fazer melhoramentos no abrigo e precisa de trabalho voluntário, em particular de homens, para 14 de Novembro.
    Esta associação também apela por donativos de materiais como tijolos, cimento, brita, rede para canis, chapas para separar canis, cimento cola e tudo que se possa usar para os animais. Se tem vontade de ajudar não hesite em contactar e aparecer.


    Ver Contactos

    Adopção - Júlio Van César Watts


    Este menino, cujo pomposo nome lhe foi dado pela sua protectora, foi salvo à última da hora de um canil de abate, após o seu dono o tentar "despachar". Precisa urgentemente de dono ou de uma F.A.T.
    Será entregue vacinado, desparasitado, interna e externamente, e esterilizado. É macho, jovem, tem cerca de um ano, muito simpático e carente.

    Contacto: Diana Neves
    Tlm.: 96 173 31 17
    Associação de animais de Santo Tirso
    Telf.: 252 857 637
    Tlm.: 919 478 465 // 914 962 707

    Eventos - Campanha no Jumbo Natureza Almada e no Odivelas Parque

    Durante este fim-de-semana, 7 e 8 de Novembro, a Bianca vai realizar uma campanha de adopção e angariação de ração no Jumbo Natureza, junto ao Forum Almada.
    Também nos mesmos dias, entre as 10h e as 22h, vai decorrer uma iniciativa identica no Odivelas Parque, pela Focinhos&Bigodes, para adopção e recolha de donativos.

    Apoie e divulgue.

    Miuki - está desaparecida.

    Actualização: já foi encontrada! :)
    A Miuki é uma cadela de raça indefinida, de cor branca e laranja, que desapareceu em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira. Tinha uma coleira vermelha com identificação e tem microchip. É uma cadela extremamente meiga.


    Por favor, se a virem guardem-na e liguem para os seguintes contactos:

    (Li Rodrigues)
    Tlm.: 919013788
    Email: l13.rodrigues@gmail.com

    Vet - Primeiros Socorros

    Envenenamento

    Se suspeitamos da ingestão de tóxico devemos induzir o vómito com água oxigenada ( 2ml/kg peso vivo ), o mais rapidamente possível; se temos a certeza do animal ter ingerido ácido ou base não devemos induzir vómito, pois estaríamos a provocar nova passagem do produto pelo esófago e consequente queimadura, mas sim fazer ingerir água + leite, de forma a diluir o produto no estômago; o carvão vegetal é um adsorvente poderoso em todos os casos.

    in Aristocão.Com

    Gostar & Cuidar, na Sic Mulher


    «Gostar e Cuidar» é o programa da Sic Mulher que, durante apenas 5 minutos, pretende lembrar o espectador acerca do que pode e deve fazer pelos seus animais de estimação. Higiene, comportamento, nutrição, saúde, socialização, a brincadeira ou um simples mas indispensável mimo, são alguns dos temas abordados, sempre com a orientação de especialistas na área.

    Todas as quintas-feiras, pelas 20h, com a apresentação dos irmãos Guedes.
    (Repete nas Sextas às 10.45h e 22.15h, Sábados às 12h e 19.15h, Domingos às 15.45h e 20h, e Segundas às 20.30h.)



    Humor - Pub, 3 anúncios

    Adopção - Lua, uma cadelinha linda e meiga


    A Lua é uma cadelinha muito linda, que adora crianças e está habituada a viver em apartamento. Infelizmente a sua dona tem uma grave doença que a impossibilita de manter esta querida menina.

    A Lua é de porte médio, está saudável, é sociável com outros animais e tem apenas 3 anos. Comparticipamos na sua esterilização. Procura um lar onde possa ser muito feliz!
    Não Esterilizada, Vacinas em Dia, Desparasitada.


    Contacto: Sara (protectora da Pravi)
    Localidade: Lisboa (Zona Lisboa)
    Tel: 91 853 86 41